Objetivo


Participar de cada etapa do desenvolvimento de nossas crianças, contribuindo para que encontrem o que necessitam para um crescimento sadio e feliz. Na infância a criança adquire hábitos e desenvolve as capacidades que à acompanham por toda a vida, neste contexto o afeto tem fundamental importância, pois a criança pequena precisa sentir-se amada, acolhida e respeitada nas suas características para se tornar um adulto feliz.


PROFESSORA:
Rosane Johan

TURNO:
Tarde 

PERÍODO DE DURAÇÃO:
Outubro e novembro

TEMA:
Safári dos sonhos


JUSTIFICATIVA: 

   Nossa escola irá fazer um safári pela cultura Africana. Sendo assim, nossa turma vai vivenciar uma aventura única de beleza natural com as riquezas das diversidades culturais e étnicas. Vamos valorizar a cultura Africana e explorar os belíssimos animais que ali habitam.


OBJETIVOS: 

Identificar o tema do projeto;
-Conviver com as diferentes culturas e etnias;
-Valorizar as diferenças individuais e coletivas;
-Refletir sobre a diversidade cultural;
-Conhecer as principais características da cultura Africana;
-Identificar alguns animais da África;
-Conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente;
-Estimular o raciocínio e a percepção;
-Desenvolver a imaginação e a criatividade;
-Construção lúdica da leitura, da escrita e do número;
-Conhecer os alimentos e seus valores nutritivos na horta da escola.


DESENVOLVIMENTO:

-Apresentação do projeto;
-Hora do conto sobre o tema;
-Registro;
-Roda de conversa explorando a África;
-Filme Kiriku e a feiticeira;
-Conto da Boneca Abayomi;
-Construção da Boneca negra;
-Organização do mural e cartaz sobre o projeto;
-Confecção das máscaras africanas (Diferentes técnicas de artes);
-Pinturas faciais;
-Globo Terrestre (mostrar onde fica o continente africano, indo de navio ou de avião);
-Quebra cabeça dos animais selvagens (zebra, leão, girafa e elefante);
-Culinária africana (tapioca/mingau);
-Dança (jogar capoeira);
-Confeccionar instrumento musical (tambor);
-Plantas medicinais (usadas como chá e nas comidas);
-Brincadeiras e jogos: escravo de Jô com pedra, pular corda e queimada);
-Confeccionar uma moradia africana (maquete da casa);
-Ciclo da água (Rio Nilo e agricultura);
-Utensílios, joias,vestimentas,turbantes;
-Música e poesia (roda africana palavra cantada e mundo Bita viajar pelo Safári);
-Ensaios com expressão corporal;
-Registros das construções;
-Atividades de recorte e colagem;
-Atividade de construção do número com material concreto;
-Construção do alfabeto;
-Diferentes técnicas de artes;
-Hora do conto, registro na folha do livro de casa;
-Manutenção do canteiro da horta da escola;
-Atividades referentes a datas comemorativas (Dia das crianças,Dia da Bandeira,Dia da Consciência Negra);
-Testagens.
-Preparação para a festa de Natal.

DATAS COMEMORATIVAS:
- Dia das Crianças, Proclamação da República, Dia da Bandeira e Dia da Consciência Negra
.



_________________________________________________________________________________________


TURNO MANHÃ

 Professora: Isabel Buaes

Tema: Safári dos Sonhos 

Justificativa:    
Neste final de ano, especialmente nos meses de outubro e novembro, iremos realizar uma viagem lúdica a Savana Africana. Neste período, trabalharemos de forma interdisciplinar e abordando temas atuais e transversais, como: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, o que permitirá que as crianças descubram diferentes culturas, conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as.
A África abriga uma grande variedade de animais fascinantes. Os animais selvagens despertam grande interesse nas crianças e através de diferentes fontes de pesquisa podemos oferecer um conhecimento básico sobre a vida animal e suas principais características, e também, sobre a região a que pertencem esses animais, além de conhecer toda a cultura deste continente.
Basta colocar os pés no vasto continente africano que qualquer pessoa vai desejar ver de perto os imponentes animais que vagam no habitat natural deste continente. A extraordinária vida selvagem africana realmente rouba a atenção de muitos visitantes.
Testemunhar uma imponente girafa em toda a sua glória, a zebra e suas listras sendo a espécie mais comum e difundida da África, ouvir o som de um elefante ou um poderoso rugido de um leão macho pela primeira vez é verdadeiramente uma mudança de vida, não há como negar isso.
 

Objetivos:
-Identificar o tema do projeto;
-Identificar no mapa os países Brasil x África;
-Conhecer a Cultura da África (tipo de vegetação, música, animais, vestimenta, fábulas, brincadeiras);
-Cantar e interpretar diversas músicas africanas a fim de desenvolver a memória musical;
-Trabalhar a biodiversidade do Safari: Características físicas dos animais, alimentação, habitat, hábitos e curiosidades;
-Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferencias, sentimentos e para relatar suas vivencias nas diversas situações de interação com o grupo;
-Brincar com as linguagens artísticas a fim de expressar seu potencial criativo;
-Realizar diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;
-Observar imagens diversas a fim de identifica-las e interpreta-las;
-Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
-Utilizar a contagem oral;
-Promover a educação ambiental das crianças através da horta escolar;
 
Desenvolvimento:
 
-Roda de conversa com as crianças sobre o tema abordado;
-Vídeos:
-Mundo de Bita – Viajar pelo Safari;
-Abayomi;
-Animais da savana, um lindo documentário animado;
-Tribos Africanas – A mansão maluca do professor Ambrósio;
-História:
-Zumbi, o pequeno guerreiro: consciência negra;
-Girafinha flor;
-A zebrinha preocupada;
-O leão de botas;
-O nariz do elefantinho
-Cartazes;
-Maquete;
-Trabalho com sucata: Confecção da personagem Abayomi
-Registrar as visitas na horta através de desenho livre
 
Datas Comemorativas: Dia das Crianças e Proclamação da República.
 
Atividade de Culinária: Broas de milho

 

Copyright © 2020 Escola Fábrica dos Sonhos  Todos os direitos reservados.